STF define que Taça das Bolinhas é do São Paulo

Foto: São Paulo FC

O Supremo Tribunal Federal não aceitou o pedido do Flamengo para assumir a Taça das Bolinhas que é dada pela CBF ao primeiro pentacampeão do Campeonato Brasileiro de maneira alternada ou ao primeiro clube a ganhar três vezes consecutivas.

Segundo o portal Metrópoles, a decisão se deu pelo fato do Sport ser reconhecido como o único campeão da competição em 1987. A intenção do time carioca era de dividir o título com a equipe pernambucana, o que não foi acatado.

Os Ministros Dias Toffoli, André Mendonça e Edson Fachin votaram contra o pedido do Flamengo, restando ainda o posicionamento de Gilmar Mendes e Nunes Marques, contudo, mesmo que votem a favor do pedido não haverá revisão.

No ano em questão, 1987, a CBF passava por problemas financeiros e os principais clubes organizaram um torneio que foi nomeado Copa União, que foi vencido pelo Flamengo. Todavia, o Sport conquistou o título do campeonato organizado pela CBF.

Dessa forma, a Taça das Bolinhas pertence ao São Paulo Futebol Clube, campeão do Campeão Brasileiro em 1977, 1986, 1991, 2006 e 2007 e, depois também, em 2008.

A decisão ainda cabe recurso, porém, os cariocas ainda não divulgaram se vão recorrer.

Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.

Compartilhe esta notícia
Comente!