Uma coluna em defesa de Juan | OPINIÃO

Foto: Rubens Chiri / São Paulo FC

Hoje, venho em defesa de Juan nesta coluna. Tenho observado muitos torcedores criticarem o jovem atacante do São Paulo que subiu das categorias de base e tem ganhado oportunidades com o técnico Luis Zubeldía, e não tem aproveitado algumas delas.

Os gols perdidos são os motivos de maior reclamação por parte da torcida, o que é totalmente compreensível, não julgo quem se irrita quando ele, de frente para o goleiro, acaba perdendo a chance de marcar. Afinal, é a coisa mais normal do mundo criticar um atacante por isso.

De maneira alguma quero generalizar porque considero as críticas válidas e o torcedor deve sempre ter voz, o que me incomoda é a memória curta de algumas pessoas e também o exagero em colocar sobre Juan um fardo que não é dele.

Como bem lembrado pelo Gustavo Nic, membro da equipe do Arquibancada Tricolor no YouTube, em um post do X (antigo Twitter), Juan foi fundamental para a conquista do Tricolor da Copa do Brasil 2023.

Certo dia, eu estava revendo os gols de toda a campanha do São Paulo na competição e me atentei para estes lances.

No gol de David, o gol que deu um grande alívio ao torcedor no clássico contra o Palmeiras no Allianz Parque pelas oitavas de final e sacramentou a classificação são-paulina foi com passe de Juan.

O gol de Luciano foi tão emblemático na Neo Química Arena que a assistência muitos nem se lembram quem deu, foi Juan.

No futebol, é o gol que é comemorado, claro, e quem o marca é quem, justamente, fica com os créditos, mas existe todo um conjunto da obra. Na minha opinião, Juan é mais bem aproveitado quando joga pelos lados do campo por ser veloz, e não como centroavante. De qualquer maneira, precisa aperfeiçoar algumas características.

No entanto, não considero que é um jogador que não merece mais chances como alguns já colocaram. O próprio técnico Luis Zubeldía falou sobre o assunto.

“Passei por isso com Cano, no Lanús. Os atacantes, às vezes, erram gols e amadurecem depois de um processo. Foi o que passou com Cano, que hoje é um dos maiores goleadores do Brasileirão. Perguntem a ele sobre esse processo. Claro que se espera gols dos atacantes, mas é preciso entender que, às vezes, isso não é tudo. O movimento e o espaço que os atacantes podem gerar, como neste caso o Juan, que joga comigo, são coisas boas”.

Espaço. Contra o Ituano na última rodada da fase de grupos do Paulistão 2024, o São Paulo estava sendo desclassificado quando um pênalti aconteceu em Juan, em uma jogada de oportunismo do atacante que teve uma falta sofrida dentro da área nos minutos finais do confronto.

Então, são situações ao redor e que estão no contexto do jogo e do todo em que Juan participa e faz a diferença. Não o abstém das críticas, mas também o torna parte importante do elenco, que deve ganhar mais oportunidades, ainda mais com o novo técnico que tem extraído o melhor dos atletas do grupo.

Repito, o torcedor tem todo o direito de criticar, porém, alguns preferem elogiar aqueles que valor algum dão pro clube do que considerar aqueles que são da nossa base, precisam de tempo e paciência, mas nunca deixaram de correr pelo time e respeitar a instituição São Paulo Futebol Clube.

*As opiniões expressas aqui são de responsabilidade do autor do texto, e não refletem a opinião do site

Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.

Compartilhe esta notícia
Comente!